sábado, 4 de setembro de 2010

ÁFRICA ANTIGA






Estudos dizem que,  a África era dividida em duas áreas bem distintas: o Egito e a África subsaariana, ao sul do Deserto do Saara. Mas pouco se sabe sobre os povos subsaarianos, por muito tempo era usada somente a forma oral, com pouca escrita.


Na África, a história e bem grande, já que foi lá que surgiram os primeiros hominídeos, que surgiram na costa do Mar Vermelho e do Oceano Índico além do território onde hoje são a Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. Algumas comunidades migraram para outros locais e outras permaneceram ali. Os povos da região do Egito se desenvolviam rapidamente com a ajuda do Nilo, mas nos outros povos o desenvolvimento, agricultura e pecuária foram lentos. Porém várias comunidades começaram a sedentarizar rapidamente, cultivando principalmente os cereais e criando animais diversos. Isso provocou um aumento de habitantes, e estas comunidades passaram a abrir rotas de comercialização para vender, principalmente, o sal. Para realizar este transporte era necessário atravessar o Deserto do Saara, e a atividade ficou conhecida como comércio transaariano. Como o lugar a ser percorrido era muito acidentado, os povos africanos começaram a fazer uso de animais capazes de se adaptar a diversas condições. Tentaram muitos animais, o boi, o cavalo e, só depois o camelo. Ele era perfeito para esta função, ficava um bom tempo sem tomar água, pode carregar bastante carga e se adapta a várias condições. Porém, algumas comunidades não se desenvolveram tanto porque há uma mosca chamada tsé-tsé, que transmitia uma doença capaz de dizimar as populações animais.

*Religiões Africanas
Como a África é muito grande, diversas religiões manifestaram-se nela. Nos locais próximos a Eurásia prevaleceu o judaísmo que se espalhou pelas cidades do norte da África. Essa religião se espalhou por causa dos judeus da rota de comércio. Logo após o cristianismo e o islamismo se fortaleceram muito na África. O cristianismo passou a ser logo logo a religião do império de Axum. O cristianismo só foi fixar-se mais fortemente depois do século XV. Já o islamismo conseguiu converter grande parte do norte africano e do Deserto do Saara no século VIII. Além destas o povo africano também criou outras religiões.

*As Sociedades Africanas
Na história da África, algumas sociedades ficaram mais famosas por causa de sua duração ou importância político-econômica na África.

O Império Kush ( 1700 a.C.- 300 d.C. )

De 3600 a.C. até 1700 a.C., a região da Núbia esteve sob poder egípcio. Mas em 1700 a.C.,os núbios ficaram independentes e criaram uma forte sociedade: o Império Kush. De 1700 a.C. até 1500 a.C. houve o Primeiro Império Kush. Em 1500 a.C. os egípcios reconquistaram a Núbia, o que fez com que algumas pessoas migrassem para a cidade de Napata ,no sul
O Povo Cartaginês ( século VI a.C. a I a.C. )
Entre os séculos VIII a.C. e VII a.C., o povo fenício criou a cidade de Cartago, onde hoje fica Túnis, capital da Tunísia. Só que, em V a.C. Cartago ficou independente da Fenícia, e construiu um sólido império. Seus domínios foram até o atual Marrocos até o leste da atual Líbia, no golfo de Sidra, além de algumas ilhas e parte da Sicília. Cartago foi uma grande potência naval militar no Mediterrâneo.

*OS MAIS IMPORTANTES REINOS

Império do Gana
O Antigo Império Gana teve seu apogeu entre os anos 700 e 1200 d.C. Acredita-se que o florescimento desse império remonte ao século IV. Fundado por povos berberes, segundo uns, e por outros, por negros mandeus, mandês ou mandingas, do grupo soninkê. .

O Império do Mali
Os fundados do Antigo Mali teriam sido caçadores reunidos em confrarias ligadas pelos mesmos ritos e celebrações da religião tradicional. O fervor com que praticavam a religião de seus ancestrais veio até bem depois do advento do Islã. Conquistando o que restara do Antigo Gana, em 1240, Sundiata Keita, expandiu seu império, que já era oficialmente muçulmano desde o século anterior. E, o Mali se torna legendário, principalmente sob o mansa (rei) Kanku Mussá, que, em 1324, empreendeu a peregrinação a Meca com a intenção evidente de maravilhar os soberanos árabes.
.
Império Songai
A organização do Songai era mais elaborada ainda que a do Mali. O Império Songai teria suas origens num antepassado lendário, o gigante comilão Faran Makan Botê, do clã dos pescadores sorkôs. Por volta de 500 d.C., diz ainda a tradição, que guerreiros berberes, chefiados por Diá Aliamen teriam chegado à curva norte do Níger, tomando o poder dos sorkôs. A partir daí, a dinastia dos Diá reina em Kukya, uma ilha perto do Níger, até 1009, quando o reino se converte oficialmente ao islamismo e transfere a capital para Goa, onde a dinastia reina até 1335. Nesse ano, o povo songai se liberta do Antigo Mali, de quem se tornara vassalo em 1275 e, começa a conquistar as regiões vizinhas.

Império Kanem-Bornu
Outro grande Estado da África Negra, florescido por essa época, no norte da atual Nigéria, foi Kanem-Bornu, em torno do ano 800 d.C. As cidades-estados haussás, situadas entre o Níger e o Chade que se encontram em uma grande encruzilhada. Constituíram-se por volta do século XII, em redor das vias comerciais que ligavam Trípolis e o Egito à floresta tropical, por um lado, e, por outro lado, o Níger ao alto vale do Nilo pelo Darfur. Os haussás ou a classe dirigente são negros que habitavam muito mais ao norte e a leste do que hoje. Junto com o Mali e o Songai, um dos mais vastos impérios dos grandes séculos africanos foi o Kanem-Bornu. A sua influência, no seu período de maior esplendor, estendia-se da Tripolitânia e do Egito até ao Norte dos Camarões atuais e do Níger ao Nilo. Nas origens do Kanem encontra-se a conjunção dos nômades e dos sedentários.


Império Iorubá
A sudeste da atual Nigéria constituíra-se o poderoso e dinâmico grupo Ibo. Possuía uma estrutura ultrademocrática que favorecia a iniciativa individual. A unidade sociopolítica era a aldeia. No sudoeste, desenvolveram-se os principados iorubás e aparentados, entre os séculos VI e XI. As suas origens, mergulhadas na mitologia dos deuses e semideuses, não nos fornecem, do ponto de vista cronológico, informações suficientes.
*Heranças da África antiga
Cultura da África Antiga












Arquitetura da África Antiga







Arte da África Antiga








Ciência da África antiga:
Os mais antigos fósseis de hominideos foram encontrados na África e têm cerca de cinco milhões de anos.






ALUNAS :SANDRA JAQUELINE,MONIQUE SANTOS,PAULA LETICYA.
TURMA:1º ano B



21 comentários:

  1. muinto bom o trabalho

    tá de parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. muito bom!!!
    isso que vcs estao fazendo ta de nota 10

    ResponderExcluir
  3. ameyy esse asunto eu pude abrender muintoO sobre a verdadeira histÒria em q vivemos

    ResponderExcluir
  4. Garotas vcs estão de parabéns o assunto é mto interessante o trabalhos de vcs está otimo
    bjs da bia

    ResponderExcluir
  5. Está muitoo boom , Sandra ,Monique e Paula parabéns pelo empenho de vocês o trabalho ficou interessante e atrativo

    Beijoos de ISANA

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS VOCÊS FIZERAM UM ÓTIMO TRABALHO...O TEMA É BASTANTE INTERESSANTE E ME CHAMOU BASTANTE A ATENÇÃO...NOTA 10,ESTOU BASTANTE ADMIRADA.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, fizeram um ótimo trabalho.. Parabéns..

    Adriana Barros

    ResponderExcluir
  8. parabéns o tema abordado é bastante interessante... alias tudo que fala sobre a África me chama a atenção, vocês mostraram ter bastante competência, gostei muito parabéns e com toda certeza daria nota 11, mais como não pode 10 esta ótimo...

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. bosta? vc vai ser oq na vida? vai aprender oq chingando isso? bosta e oq sai da sua boca demoniaco

      Excluir
    2. meeee é mt criaça para desprezaer uma ferramenta de ensimo tao boa

      Excluir
  10. gente eu to no futuro :D
    CHUPA MINHA ROL

    ResponderExcluir